segunda-feira, 26 de abril de 2010

Entrevista esclusiva de Eric Clapton para a Guitar Center Manhattan EUA

Entrevista esclusiva de Eric Clapton para a Guitar Center Manhattan EUA

quando Eric veio a Guitar Center de Manhattan para conversar com a gente era um evento para lembrar, mas o dia foi ainda mais notável pelo reencontro de Eric e uma velha amiga que não via há muitos anos, sua lendária black Fender Stratocaster a “Blackie” (apelido). Apesar de Clapton possuir literalmente milhares de guitarras ao longo dos anos, ele levou pro lado sentimental e arrancou algumas notas sobre a sua fiel companheira mais uma vez.

Clapton - "Eu fico seriamente ligado a um instrumento", diz Clapton. "A guitarra como Blackie vem talvez uma vez na vida. Eu a joguei durante 12 anos na estrada.. A ação é perfeita, embora o pescoço é bastante desgastado e estreito. Desenvolvi muita confiança e segurança com esse instrumento. "

Eric colocou a Blackie pela primeira vêz no palco no Rainbow Concert em Londres, em 13 de janeiro de 1973. Para os próximos 12 anos, manteve-se a sua guitarra principal, até que ele se aposentou da ação depois de sua turnê mundial de 1985. Ele trouxe a guitarra para fora por um punhado de ocasiões especiais, depois disso, inclusive o 1991 Royal Albert Hall mostra. Em 2004, ele decidiu vender sua companheira amada em um leilão da Christie's para arrecadar fundos para o Crossroads Centre, uma clínica de tratamento e de reabilitação para dependentes químicos e pessoas compulsivamente viciadas, localizado em Antigua, que Clapton fundou.

Guitar Center pagou um preço recorde mundial para a Blackie naquele leilão contribuindo com quase um milhão de dólares. A guitarra, que faz parte do Legends Guitar Center's Collection, é compartilhada com o público em excursões e exposições freqüente, e foi temporariamente emprestado ao Fender Custom Shop para a produção de um número muito limitado de réplicas de Blackie que duplicava a cada minuto detalhe desta instrumento celebrado. Guitar Center, também comprou uma Gibson ES-335 de 1964 que Clapton tocou com o Cream para ajudar a levantar fundos adicionais para o Centro Crossroads.

A verdadeira razão pela qual ele se reuniu conosco é para falar sobre o Crossroads Guitar Festival 2010, apresentado pela T-Mobile, um outro evento que ele desenvolveu para arrecadar fundos para o Crossroads Centre.

"Quando eu comecei o Crossroads Centre, houve um período no início em que parecia que iria dobrar", explica Clapton. "Eu coloquei um monte de dinheiro nele, mas tinha tudo errado e outros investidores desistiram e me deixou na mão. O único pensamento que tive foi que temos que terminar isso, mesmo se isso significa que nós só temos uma pessoa no caminho da recuperação.

"Esse princípio é o mesmo hoje", continua ele. "Acredite ou não, essa abordagem parece ter sido a melhor base que poderia ter fornecido para o Centro. Se tivéssemos ido com um grandioso resultado em mente que nós estávamos indo para ajudar centenas de pessoas, eu não sei o sucesso que teria sido. eu só penso em ajudar a cada indivíduo em um momento. As pessoas perguntam por que não abrir outro centro, e eu lhes digo que eu gosto de mantê-lo pequeno e simples. É a coisa mais importante que eu Já estive envolvido. tanto quanto a música e minha experiência com música tem sido uma parte importante da minha vida, esta foi uma experiência muito mais profunda. É realmente uma questão de vida ou morte...

O evento de 2010 é o terceiro Eric's Crossroads Guitar Festival, e todos os lucros do evento, que será realizada 26 de junho no Toyota Park, em Chicago, irá beneficiar o Centro. Com uma formação de estrelas que inclui os Allman Brothers Band, BB King, Buddy Guy, Jeff Beck, John Mayer, Sheryl Crow, Steve Winwood, Vince Gill e ZZ Top, bem como os heróis da guitarra aclamado como Albert Lee, Bert Jansch, James Burton, Joe Bonamassa e muitos, muitos outros, o concerto todo o dia promete ser o evento do ano. Guitar Center está hospedando o Guitar Center Village no festival, que contará com exposições interativas, clínicas especiais guitarra e exibe as últimas guitarras, amplificadores e efeitos a partir de uma variedade de fabricantes.

"É o meu partido", diz Eric. "Havia muitos problemas de logística no primeiro que as pessoas da minha produção e gerentes não querem fazer de novo. Tive de esperar meu tempo antes de fazer uma segunda, mas depois que fizemos foi muito mais acessível para a idéia e que aqueceu a ele. Eu tinha uma visão ligeiramente diferente do que eu queria fazer de cada vez. Desta vez eu queria trazer pessoas que não são necessariamente conhecidas como sendo virtuosos da guitarra e que apenas tocar guitarra como um veículo para o que eles fazem, como Keb 'Mo e Taj Mahal, que são realmente artistas ou cantores que trabalham com guitarras. pensei que seria uma coisa boa para fazer. "

Uma vez que o evento está sendo realizado em Chicago, o lar do blues, o Crossroads Guitar Festival terá uma grande variedade de guitarristas de blues jovens e velhos. Clapton sempre manteve uma estreita relação com o blues e o evento é a sua maneira de prestar homenagem a muitos dos guitarristas que o influenciaram ao longo dos anos. Infelizmente, um dos guitarristas favoritos Eric's blues e uma das suas maiores inspirações não será capaz de aderir à programação. Johnny Guitar Watson, a Texas blues / funk guitarrista que também foi uma grande influência sobre Jimi Hendrix e Eric, que inspirou a desempenhar um começo, faleceu em 1996.


De muitas maneiras, Clapton, de fato, entra em uma mina de ouro. O uso extensivo da Stratocaster dos anos setenta que ajudou a tornar popular a guitarra novamente muito da mesma maneira que ele ajudou a fazer a Gibson Les Paul Standard popular nos anos sessenta, quando jogou a guitarra através de um Marshall com John Mayall's Bluesbreakers. Fender graciosamente pago a contribuição de Eric para o sucesso da Strat, tornando-o o primeiro artista homenageado pela sua própria assinatura modelo Stratocaster, que Fender introduziu em 1988. Esse modelo continua a ser um best seller da Fender hoje.

"Tenho um ótimo relacionamento com a Custom Shop", diz Clapton. "Eles fazem a minha guitarra spec, e estas são as minhas guitarras de trabalho. A beleza do que estão fazendo, a precisão do seu trabalho é que eu posso começar um novo começo que se sente como uma guitarra vintage. É o meu mais confiável amigo.

"Cada guitarra é como um instrumento individual", acrescenta. "É a mesma independentemente de a guitarra é uma Gibson Les Paul, uma Fender Strat ou um acústico Martin. Cada instrumento parece ter este caráter e virtuosismo...

Falar com Eric se torna rapidamente evidente que o caso do homem e o amor com a guitarra nunca diminuiu. Em muitos aspectos, ele é tão entusiasmado e no temor do instrumento como os milhares de crianças que fazem a viagem a Guitar Center para comprar suas primeiras guitarras cada ano. Clapton passou por um passeio de montanha-russa de altos e baixos, através de sua vida e ganhou todo o direito de ser chamado de um bluesman, mas ele nunca virou as costas para a amiga que sempre esteve ali para ele com grosso e fino.

"Foi uma experiência fantástica tocar com a Blackie mais uma vez", diz ele. "Algo é só mágico sobre essa guitarra. Talvez ela tenha todo o cuidado e amor que eu dei ao longo dos anos. Isso é provavelmente por isso que eu gosto de comprar em segunda mão, guitarras e velha guitarra vintage. Isto pode soar supersticioso, mas você nunca sabe quem possuía uma guitarra antes. Essa pessoa pode ter sido um mestre e ele pode ter colocado alguma coisa lá dentro. A forma como a guitarra foi tocado e manipulado parece ficar com a guitarra e você herda de que, se você estiver com sorte ou conhecimento suficiente para reconhecê-lo".

Para mais informações sobre Eric Clapton Crossroads Guitar Festival

visita: www.crossroadsguitarfestival.com

fonte: http://gc.guitarcenter.com/interview/eric-clapton/

Nenhum comentário:

Postar um comentário