sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aprenda a fazer tinta para blindadem e aplicá-la no seu instumento.

Compartilhando conhecimentos.


Tinta para blindagem de guitarras e baixos.

Super eficaz para eliminar ruídos de guitarras e baixos causados por aterramento deficiente.

Proporciona ótimo acabamento e isolamento.


Produtos utilizados na fabricação da tinta anti ruídos:

Grafite em pó

Thinner

Verniz automotivo pronto uso, secagem rápida.


A proporção da mistura do verniz e thinner deve ser de 1x1.

Faça uma quantidade de mistura Thinner/verniz que seja suficiente para o seu uso.

Vá misturando o grafite em pó na mistura de thinner e verniz até que alcance a densidade de uma tinta a óleo. A tinta muito rala não proporcionará um isolamento ideal.


Modo de aplicação

Misture bem a tinta antes de usar.

Se seu instrumento não usar escudo (placa) retire todos os potenciômetros e fios do local onde for aplicada a tinta anti ruídos.

Se seu instrumento tiver escudo (tipo guitarra Stratocaster, baixos modelos Jazz Bass) crie um ponto de aterramento no compartimento dos captadores e outro no compartimento dos potenciômetros. Veja imagem abaixo.

Nos baixos tipo Jazz Bass e guitarras modelo stratocaster o ideal é que se crie um ponto de aterramento em cada compartimento dos captadores.

Os pontos de aterramento são criados fixando um fio terra com um pequeno parafuso na madeira. Veja imagem. Esses fios de aterramento deverão ser soldados no corpo de um dos potenciômetros, juntamente com o fio terra que vem da ponte.

Se o seu instrumento não possui escudo e os potenciômetros são fixados na madeira não é preciso ponto de aterramento no compartimento dos potenciômetros, pois os próprios potenciômetros fazem o aterramento ao contactar com a tinta anti ruídos.

Se seu instrumento possui captadores Single coil , talvez os fios que saem dos captadores sejam duplos e separados. Isto significa que não são blindados. Se possível, troque-os por fios blindados para evitar ruídos, principalmente tiver instalado circuito ativo.


Se a área do Jack de saída for muito estreita é aconselhável não ser blindada, isso para que se evite que o terminal “hot” do jack esbarre na parte aterrada e assim cause curtos ou maus-contatos.

A blindagem da tampa traseira, sendo de acrílico, pode ser feita com folha de alumínio, ou com a própria tinta, e deve entrar em contato com a blindagem do corpo do instrumento, ou com os potenciômetros na placa.

Nos escudos dos instrumentos geralmente já têm blindagem com folha de alumínio na região dos potenciômetros. Se não tiver blindagem passe tinta somente nessa área, ou então cole folha de alumínio com fita de dupla face, o que seria mais aconselhado.

Se possível, isole os contornos do corpo para não respingar tinta. Se respingar limpe imediatamente com um pano ou estopa, ou limpe com removedor, caso comece a secar. Tampe os furos dos potenciômetros com fita crepe para que a tinta não escorra por estes furos.

Aplique a tinta com um pincel. Coloque bastante tinta no pincel. Deixe a tinta espalhar à vontade para evitar que não fique aparecendo marcas de pincel e assim obtenha um melhor acabamento.

Aplique somente uma demão.

Se quiser, pode-se adiantar o tempo de secagem com um secador de cabelo. Assim a secagem para manuseio é quase que imediata.


por Maurício Roxy

http://www.mroxy.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário