quinta-feira, 25 de março de 2010

Morreu nesta última quarta feira o Fotógrafo Jim Marshall


O fotógrafo Jim Marshall, que passou mais de meio século capturando imagens das lendas do rock-and-roll, incluindo os Beatles, Bob Dylan e Janis Joplin no trabalho e em repouso, morreu nesta última quarta feira (23 de março) Ele tinha 74 anos

Sua morte foi confirmada nesta quarta-feira em Nova York por Aaron Zych, um gerente do Hotel Morrison Galleries, que sediou uma das exposições do fotógrafo.

Marshall tinha uma programação para aparecer em uma noite de recepção quarta-feira para promover seu novo livro com o célebre fotógrafo Timothy White. Ele aparentemente morreu enquanto dormia em algum momento durante a noite quando sozinho em seu quarto de hotel em Nova York, disse Zych.

A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com o seu site profissional, Marshall teve mais de 500 capas de álbuns. O morador de San Francisco era mais conhecido por suas imagens icônicas do Monterey Pop Festival 1967, onde ele fotografou Jimi Hendrix com sua guitarra em chamas, e 1969 de Woodstock, onde, como um fotógrafo oficial captou The Who rasgar o palco ao nascer do sol.

Marshall Também foi o único fotógrafo concedido acesso ao backstage que acabou por ser o último concerto dos Beatles, no Candlestick Park de San Francisco em 1966. Good timing e sua relação com os músicos também ajudou a pegar Johnny Cash memorável "mostrando o dedo" em 1969 um desempenho em San Quentin Prison.

Nascido em Chicago em 3 de fevereiro de 1936, Marshall se mudou com seus pais quando tinha 2 anos para São Francisco, distrito, então o coração do cena da cidade do jazz. Ele comprou sua primeira e amada câmera Leica em 1959, e um ano mais tarde, durante o que ele descreve como uma "vida-em mudança" encontro com o saxofonista John Coltrane, ele descobriu sua vocação profissional.

Antes de sua lente descobrir o rock-and-roll Marshall continuou a encontrar inspiração em músicos de jazz, incluindo Miles Davis e Thelonious Monk. Ele também retratou a pobreza na Appalachia rural e do Movimento dos Direitos Civis no Mississipi durante os anos 1960.

Marshall passou dois anos morando em Nova York, mas retornou a São Francisco a tempo de testemunhar o nascimento da contracultura dos anos 1960 e para atender jovens talentos como Hendrix , Joplin e Jefferson Airplane durante o Verão da cidade do Amor.

Seus temas mais recentes incluídos Ben Harper e Red Hot Chili Peppers

fonte: www.cbsnews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário