segunda-feira, 22 de março de 2010

Modificando o Cry Baby GCB 95 Dunlop



Modificando o Cry Baby GCB 95 Dunlop

por: Rowashburn



Então, por bastante tempo eu procurei e pesquisei bastante coisa à respeito dos pedais de Wahwah, e descobri algumas coisinhas à respeito:


1°Isso é um fato, e praticamente todo mundo sabe, que os pedais de wahwah são os campeões em roubar sinal da guitarra. Pois originalmente ele não é TRUE BYPASS. Quando eu comprei o meu Crybaby GCB95, fiquei doido com isso. Quando o pedal era desligado, a guitarra perdia volume, perdia ganho da distorção, e perdia graves, médios e agudos.


2° Eu curti bastante o timbre do Crybaby, mas de fato, achei q era um tanto magrinho o timbre. Não tinha muito grave e nem médios. Quando pisado até o final, o timbre ficava MUITO agudo, chegando a me irritar. Eu até pensei em colocar algum calço que, pra quando pisado, não fosse até o fim...mas isso comprometeria o acionamento do pedal. Outra coisa é que o pedal muitas vezes soava mais WÉH do que WAH.


Bom, os Wahwahs da Jim Dunlop tem a característica de ter o som WAH e os wahwahs da Vox, puxam mais pro WOH. (Nem venham me perguntar sobre os da Onner, ou da Morley...uahuahuah)


Bom, 1° eu vou falar de como acabar com a perda de sinal no Crybaby GCB95. Tornando-o True-Bypass. Isso é consideravelmente simples, e tem muita gente q sabe como fazer.


Transformando o pedal em True-bypass


É só substituir a chave original do pedal, que é uma SPDT por uma DPDT. Nessa foto, é possível visualizar o Crybaby aberto, com o detalhe para a Chave SPDT que vem nele originalmente. AQUI, estão dois esquemas de como pode ser feita a ligação com uma chave DPDT, o que eu vou explicar, é o segundo, o esquema de baixo. O qual, tenta ao máximo evitar o POP ( barulho no amp), que acontece quando o pedal é ligado ou desligado. Como eu disse, evita ao máximo, mas não evita totalmente, acontece um POP sim, mas só é percebido quando vc não está tocando nada na guitarra, se estiver tocando, e ligar ou desligar o pedal, o POP não aparece. São duas maneiras q eu encontrei de modificar o Wahwah pra true-bypass, retirando os componentes do BUFFER DE ENTRADA, e alterar o valor do resistor de 68K.


Ou uma maneira q eu achei meio drástica, que é manter o Buffer de entrada, sem alterar o valor do resistor de 68K mas daí vc vai ter que riscar e destruir um traçado da placa de circuito.


Então eu preferi tirar o Buffer, já que não requer destruição de nada, e vc pode guardar os componentes pra depois, se for o caso, colocar o buffer de novo e a chave SPDT tbm. Bom, de acordo com o esquema que eu utilizei, e pelas cores dos fios, a chave DPDT vai ficar DESSE JEITO.


Antenção para o fio azul, como dá pra ver da foto do Crybaby aberto, são dois fios azuis. Um vindo da placa pra chave SPDT e outro vindo do potenciômetro do Wahwah pra chave SPDT tbm, note q os dois fios, são soldados no mesmo terminal da chave, então, quando for colocar a DPDT, eles vão ser soldados da mesma maneira. Os dois fios, num terminal só. Retire os componentes do Buffer de entrada do pedal, vistos de trás, são ESSES DAQUI Bom, vc vai precisar de dois fios novos pra soldar da chave DPDT pra placa de circuito. Do terminal q diz terra pra um ponto terra na placa de circuito e do terminal q diz input, pra um dos inputs do pedal.


Pra facilitar, eu marquei um Input e um Terra do pedal, um pertinho do outro. Eu preferi, por estarem pertinho um do outro, usar um daqueles fios duplos, mas vc pode usar dois fios normais, e depois enrolá-los um no outro pra ficar organizadinho... Daí é só mudar o valor do resistor de 68K, por um resistor de menor valor, de 47K. Pois quando se retira o Buffer de entrada, o efeito perde um pouco de volume e ganho, e mudando esse resistor, o volume e o ganho voltam ao normal.


Depois de pronto, dá pra visualizar NESSA FOTO, como ficou a chave DPDT, e NESSA FOTO, o detalhe do fio no Input e no Terra do pedal, com o Buffer já retirado da placa e o resistor trocado. Feito isso, o pedal já está modificado para True-Bypass!!!!! ;)


Mudanças no timbre do pedal


1-)Uma maneira q eu encontrei, de contornar o fato do pedal ser muito agudo no final do cliclo é mudando o alcance dele. Essa modificação é bem fácil de se fazer, e é ótima pra quem não entende nada de eletrônica, nem de solda, pois é bem simples de se fazer. Dentro do pedal, existe uma haste denteada, que se encaixa em uma roda denteada no potenciômetro, e gira o potenciômetro quando o pedal é pisado. A haste fica encaixada na roda, por meio de uma pecinha branca de plástico q é parafusada dentro do pedal. É só soltar o parafuso, colocar a pecinha pro lado e puxar a haste. Basta soltar essa haste da roda denteada, e girar a roda denteada de forma a pular 1 ou 2 dentes em relação à haste. Assim, quando o pedal é pisado até o fim, o clico do potenciômetro não irá até o fim, cortando aqueles agudos do final do ciclo. Nessa foto, dá pra visualizar tudo o que eu estou falando. A pecinha branca, o parafuso q a sustenta, a haste denteada e a roda denteada. O círculo vermelho mostra em q sentido vc deve girar pra fazer a modificação.


2-)Bom, agora eu vou falar sobre modificações em componentes do Circuito, o que tenta melhorar o timbre do efeito.


São 4 componentes que vamos ter que trocar:

- 3 resistores

- 1 capacitor


Orinalmente, a placa de circuito vem com esses componentes ASSIM.


Em 1° lugar, eu queria que o pedal tivesse um pouco mais de graves, e médios, e que não tivesse aquele agudo estralante quando o pedal fosse pisado até o fim. Então eu substituí o capacitor de Polyester metalizado box de 0.01uF, para um capacitor de Polyester Metalizado Box de 0.022uF. Pra ganhar um pouco mais de médios, eu substituí o resistor de 1K5, por um resistor de 2.2K, o que ajudou inclusive, a atenuar a mudança de graves pra agudos durante o ciclo do pedal. Como o pedal estava soando mais WÉH do que WAH, eu troquei o resistor de 33K por um resistor de 47K. Se vc trocar o resistor de 33K por um de 68K, o pedal vai soar mais WOH, como os pedais de wahwah Vox. Eu achei inclusive uma modificação em que vc pode colocar um potenciômetro de um valor entre 30k a 40K, em série com o resistor de 33K. E instalar o potenciômetro na lateral do pedal. Assim, quando zerado, ele vai dar o 33K original, e vc pode variar entre o valor de 33K, e o valor do potenciômetro somado, cerca de 70K. Mas cuidado, se vc colocar só o potenciômetro sem o resistor, abaixo de 25K não tem som nenhum de wahwah, vai ser só o som da sua guitarra, e o pedal vai parecer quebrado. E acima de 80K, o volume vai diminuindo, até sumir, lá pelos 100K. ( Experiência própria galera, não façam isso. Eu tentei colocar um pot de 100K em série com o resistor de 33K, e ficou um lixo). Então preferi colocar um de 47K, pra não ficar nem WÉH nem WOH. Ficar WAH mesmo...auhauhauahuah Por último, eu substituí o resistor de 390 ohm, por um resistor de 270 ohm, o que acrescentou um pouco mais de graves, e inclusive um pouco mais de ganho e volume no pedal.


Pronto, NESSA FOTO, dá pra visualizar direitinho os componentes do Buffer que foram retirados, os fios no Input e no Terra, o resistor modificado pra aumento de ganho pela retirada do Buffer, e os componentes modificados pra mudança de timbre.


AQUI está uma foto geral do pedal pronto!!!!!! É claro que isso não faz o pedal o melhor do mundo. De fato, quem dita o timbre do Wahwah, é o Indutor. As modificações visam melhorar o timbre do GCB95. Mas a maioria dos wahwahs da linha Crybaby( fora os ópticos e o 535Q) possuem a mesma placa de circuito. E o GCB95, vem com os furinhos extras pra quem queira trocar de indutor. Nesse link, estão listados os diferentes tipos de indutor.
link da matéria original

Nenhum comentário:

Postar um comentário